Dia Internacional da mulher!

Dia 8 de março é uma data universal para celebração do dia internacional da mulher.

O dia internacional da mulher é um dia de celebração de conquista de espaço, de voz e de atuação em sociedade. Na medicina, como em muitas áreas, a mulher busca continuamente conquistar seu caminho de acordo com seus sonhos ideais. Não é um caminho fácil, mas com dedicação, continuidade e esforço, tudo é possível. Foi assim que essas três mulheres iniciaram e lutaram por essa igualdade e trouxeram aos cenários atuais, junto com muitas outras, o contexto social que vivemos hoje.

Algumas referências sobre essas mulheres:

 
A primeira, Elisa Augusta da Conceição Andrade, terá sido, de acordo com os registos existentes, a primeira mulher a exercer a profissão de médica em Portugal, em 1889.
 
A segunda, Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho, nascida em 10 de Abril de 1871, foi médica, professora, escritora e política, sendo a primeira mulher a frequentar a Universidade de Coimbra.
 
A terceira, Carolina Beatriz Ângelo, nascida em 16 de Abril de 1878, que foi uma médica e feminista portuguesa e que foi a primeira mulher a votar no país, por ocasião das eleições da Assembleia Constituinte, em 1911.
 
Fonte: smzc – sindicato dos médicos da zona centro.

Algumas especialidades em destaque na saúde, para o dia internacional da mulher

Ao longo dos anos, a partir do final do século XIX e início do século XX as especialidades de saúde aprimoraram seus conhecimentos e para isso contaram com o apoio de mulheres nessa jornada, uma cenário pouco visto antes do século XIX. 

Agora no século XXI, com muito mais conhecimento e espaço das mulheres na atuação em diversas áreas podemos destacar alguns números relevantes nesse segmento, apesar de algumas especialidades ainda necessitarem de mais espaço e voz feminina.

O número total de profissionais (com alguma especialidade ou não) na área da Saúde, em 2018 foi de 60.602 (sessenta mil, seiscentos e dois), desse valor, 53% desses profissionais são do sexo feminino, isso apenas 2018, já em 2019, a totalidade de mulheres subiu para 54%.

 

Mulheres na Medicina Dentária em Portugal:

Em 2019, segundo os dados da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi de 60,2% de mulheres a praticar a medicina dentária. Com um elevado crescimento entre 2014 e 2019, algo em torno de 151% de mulheres durante esse período.

Mulheres na Pediatria em Portugal

Em 2019, segundo o relatório da Ordem dos Médicos em Portugal, o cenário da Pediatria foi um dos mais significantes, pois cerca de 71% de mulheres fazem parte dessa atuação, para cuidar e melhorar a saúde infantil.

Mulheres na Dermatologia em Portugal

Segundo a Ordem dos médicos em Portugal, mais da metade dos profissionais especializados em dermatologia é composto por mulheres. Há cerca de 56% de mulheres no grupo de dermatologista em Portugal, contabilizados em 2019.

Mulheres na Oftalmologia em Portugal

Em 2019, segundo os números da Ordem dos Médicos, o número de mulheres na Oftalmologia cresceu cerca de 1,8% se comprada com 2018 e, somou no final de 2019 cerca de 37,4 % de mulheres especialistas em Oftalmologia.

Mulheres na Cirurgia Plástica em Portugal

Segundo os dados da Ordem dos Médicos, o número de mulheres na Cirurgia Plástica teve um crescimento mais lento quando comparado com as outras especialidades, mas sua representatividade feminina é um caminho a evoluir nos próximos anos, principalmente em cuidados estéticos e de reconstrução. 

Vale destacar e parabenizar as mulheres hoje inseridas nessa porcentagem! 

Se chegou até aqui e é uma especialista em saúde, parabéns!!! A sua atuação faz parte de um grupo seleto de pessoas que dedicam a vida para cuidar de outras vidas, e isso independe do seu gênero e está mais atribuída a sua força e sonho de fazer aquilo que mais ama! Desejamos que a sua atuação e amor pela carreira inspire ainda mais mulheres a seguir os seus sonhos e não olhar apenas às barreiras, mas sim os resultados dos esforços aplicados!

Fique a vontade para partilhar essas informações e imagens na sua rede, mas lembre-se de marcar a @abmarketing, adoramos acompanhar o histórico do nosso conteúdo!